|
Post by Danilo on Sept 3, 2015 22:01:55 GMT -3
Mãos à Obra turma!
|
|
|
Post by Danilo on Sept 10, 2015 0:28:47 GMT -3
10-09-2015 Boa noite alunos. Como eu sugeri a vocês, deve ser postado um pequeno resumo sobre um artigo científico ou então um capítulo de um livro acadêmico a escolha de vocês. Eu escolhi para ler a oitava edição do livro Foundations of Parasitology de Roberts e Janovy Jr. Embora seja um livro bastante consultado por mim, eu jamais o li na integra e acredito ser esta uma boa oportunidade para isto. O livro conta com 41 capítulos; ou seja, um projeto para ser concretizado até o dia 5 de novembro.
Capítulo 1 – Introduction to Parasitology O primeiro capítulo faz uma rápida introdução sobre a parasitologia, falando brevemente sobre suas diversas áreas e explicando seu surgimento e importância. Em seguida, uma secção abrange a relação entre diversos organismos, explicando o significado de simbiose latu sensu. Nesta seção a leitura do trecho “Parasitism” e “Hosts” é recomendada, pois define alguns conceitos importantes a parasitologia. As próximas duas secções descrevem respectivamente a ligação da parasitologia e o ser humano e a parasitologia e animais domésticos e selvagens. A próxima secção fala da parasitologia como carreira e os investimentos na área, sendo de pouco valia perante os demais conteúdos abordados.
|
|
|
Post by Milena on Sept 10, 2015 15:05:10 GMT -3
10/09/15 Meu artigo foi escrito por;Flávia B. da Costa; Mara A.do N. Trindade; Mauro Lúcio T. Pereira.
A INSERÇÃO DO BIOMÉDICO NO PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA Para uma atuação adequada, o Biomédico integrante da equipe de saúde da família deverá conhecer as famílias do território de abrangência, identificar os problemas de saúde e as situações de riscos existentes na comunidade. Poderá também elaborar um plano que contenha programações de atividades para lidar com os determinantes do processo saúde/doença, desenvolvendo ações educativas e Inter setoriais relacionadas com os problemas de saúde identificados na comunidade sob sua responsabilidade. Portanto cabe salientar que o biomédico é um profissional que pode atuar nesta área, pois esta capacito para fazer análises ambientais, realizando análises físico-químicas e microbiológicas para o saneamento do meio ambiente. A inserção deste profissional poderá também ser em suas áreas de especializações, tais como: análise ambiental, microbiologia, citologia oncótica, parasitologia, hematologia, virologia, saúde pública, sanitarista, toxicologia, epidemiologia; contribua assim para a prevenção da saúde coletiva e individual. Especificamente no PSF, ele poderá desenvolver palestras que visem à conscientização das formas de higiene pessoal, demonstrando a importância do cuidado com a manipulação adequada dos alimentos e 31 com a eliminação adequada dos resíduos de forma a comprometer minimamente o meio ambiente, tanto em âmbito local quanto global.
|
|
kelve
New Member
Posts: 40
|
Post by kelve on Sept 10, 2015 16:50:59 GMT -3
10-09
Discursos de enfermeiros sobre humanização na Unidade de Terapia Intensiva Autores: Fernanda Duarte da Silva; Isis de Moraes Chernicharo; Rafael Celestino da Silva; Márcia de Assunção Ferreira.
As unidades de terapia intensiva (UTI) tiveram origem na década de 50, com a evolução da tecnologia na área da saúde. Essas unidades surgiram da necessidade de atender a pacientes críticos, cuja gravidade gera tensão tanto nos usuários quanto nos membros da equipe de saúde que trabalham neste setor. Acredito eu que E os profissionais dessa área devem usar muitas estratégias para lidarem melhor com as tensões em seu ambiente de trabalho, garantindo assim a saúde não somente dos usuários, mas dos profissionais que têm atendidas as suas necessidades. Sabe-se que o sofrimento causado aos profissionais pelo trabalho é um fator desumanizante, repercutindo-se na qualidade da assistência prestada em saúde, no caso, da TI.
|
|
|
Post by Flavia on Sept 10, 2015 17:46:10 GMT -3
10-09
O artigo que escolhi foi escrito por: Carlos Alberto Maganha, Diana Gertrudes Barenboim Salles Vanni, Maria Augusta Bernardini, Marcelo Zugaib.
Tratamento do diabetes melito gestacional
Trata-se de um trabalho realizado no Setor de Endocrinopatias da Clínica Obstétrica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo onde os autores analisam e estudam avanços para o tratamento do diabetes gestacional que é tão frequente hoje na nossa sociedade. Sabe-se que o diabetes é uma doença que pode trazer vários riscos para a mãe e para o feto e decorre primordialmente da hiperglicemia materna, que por difusão facilitada chega ao feto. A hiperglicemia fetal estimula a produção exagerada de insulina que interfere na homeostase fetal, desencadeando: macrossomia, fetos grandes para idade gestacional (GIG), aumento das taxas de cesárea, traumas de canal de parto e distocia de ombro, hipoglicemia, hiperbilirrubinemia, hipocalcemia e policitemia fetais, distúrbios respiratórios neonatais e óbito fetal intrauterino. No artigo mostra vários métodos de tratamento e controle dentre eles o uso de insulina, medicamentos por via oral, controle da glicemia várias vezes ao dia através do dextro dentre outros. Não esquecendo que a principal preocupação é a segurança da mãe e do feto. Os autores concluíram que apesar de parecer de pouca importância, as medidas de tratamento são custosas e desprovidas de incentivos e que qualquer mecanismo acessível a toda população devem ser valorizados.
|
|
|
Post by clevane on Sept 10, 2015 23:38:17 GMT -3
10-09-2015
O artigo escolhido foi escrito por Marco Toneda e José Eduardo Pompeu.
Fisiologia e importância do (OTG) órgão tendinoso de Golgi no controle normal
O (OTG) Órgão tendinoso de Golgi se localiza no tendão. O fuso muscular é uma receptor sensitivo, que recebe a sensação de estiramento, tendo como função de proteger contra alongamentos excessivos. Quando estamos em alongamento excessivo, ele estimula o Sistema nervoso central para gerar uma contração pequena que inibe o alongamento excessivo e diminuindo a possibilidade de acontecer uma ruptura da fibra muscular por alojamento excessivo. O Órgão tendinoso de golgi capta tensões excessivas quando pegamos muita carga, assim que estiver ativo ele bloqueará a contração, protegendo contra tensões excessivas e evitando as rupturas.
|
|
|
Post by Pedro Brandes on Sept 11, 2015 4:12:27 GMT -3
11-09-2015
ESTUDO DAS PARASITOSES INTESTINAIS EM ALUNOS DA 5ª SÉRIE DO COLÉGIO DA POLICIA MILITAR (CPM) DE FEIRA DE SANTANA-BAHIA.
Alcione Correia at al.
Escolhi esse artigo pois achei interessante a abordagem pratica da disciplina, considerei um bom projeto social e de aprendizado (caso possível) aos interessados nesta área. É um artigo incrivelmente simples que não aborda parasitos específicos mas aponta sobre uma analise a um possível grupos de risco a partir de estudo pratico de pesquisa de campo. Analises parasitológicas foram feitas em 228, tendo uma abordagem "quantitativa na medida em que mostra os números de incidências de casos de parasitos e qualitativos quando procura identificar e qualificar as espécies encontradas" e os resultados foram:
Enterobius vermiculares 22 9,65% Ascaris lumbricóides 15 6,58% Entamoeba coli 76 33,33% Resultados negativos 115 50,44% Total 228 100%
Tendo um índice de infecção de 49,56% sendo a entamoeba o parasita mais frequente.
E a conclusão foi de que falta de higiene e desconhecimento pela forma de infecção, sendo tal falta de orientação presente também nos responsáveis, são os grandes fatores responsáveis pela contaminação. Também foi constado que a baixa renda é também um fator que traz aumento na possibilidade de infecção devido a más hábitos higiênicos e descrença de simples métodos profiláticos.
|
|
|
Post by clevane on Sept 11, 2015 10:51:23 GMT -3
11-09-2015
Diabetes mellitus na adolescência
O artigo escolhido foi escrito por Larissa R. Silva at al.
O artigo teve como objetivo de compreender as experiências e os sentimentos dos adolescentes e a suas mães sobre a condição a ser diabéticos. O aumento de doenças crônicas entre crianças e adolescentes, especialmente Diabetes mellitus, requer bastante conhecimento para os devidos cuidado á saúde e integração do indivíduo ao meio social. A entrevista foi realizada com 7 mães e o 8 adolescentes, obteve como resultado sentimentos expresso diante da descoberta da doença,convivência com a doença e implicações psicossociais e mudança no hábito de alimentação e estilo vida.
|
|
|
Post by Milena on Sept 11, 2015 11:24:57 GMT -3
11/09/2015 A fibra muscular e os fatores que interferem em seu fenótipo O artigo é um artigo de revisão sobre o funcionamento e adaptações que as fibras musculares sofrem diante determinada demanda de execução.As fibras se desenvolvem e começam a aparecer em maior quantidade quando ela começa a ser utilizada com maior frequência.Existem vários fatores e estimulos que interferem como citados no artigo;atividade neuromuscular,hormônios,idade,estimulo elétrico,carga ou ausência de exercícios.O artigo também descreve a fisiologia das fibras ,os tipos de fibras e como acontece a contração e sua anatomia.Baseado no artigo conclui que as adaptações sofridas pelas fibras sao de muito importância para aumentar o seu funcionamento e rendimento.
|
|
Alice
New Member
Posts: 10
|
Post by Alice on Sept 11, 2015 12:30:06 GMT -3
11/09/15
O artigo escolhido por mim foi: Lesões musculares provocadas por exercícios excêntricos. Autoria: Naianne Kelly Clebis e Maria Raquel MarÁal Natali.
O artigo relata que nos últimos anos a prática de exercícios físicos tem aumentado mas não focada na saúde e sim na questão estética, na busca do corpo perfeito e com isso os atividades físicas são praticadas com grande intensidade e duração, sendo efetuadas de uma maneira incorreta causando assim as lesões musculares que provocam o mau funcionamento do músculo causando ruptura das fibras musculares. Foi abordado também os níveis de lesões que ocorrem na contração excêntrica que é quando se realiza trabalho de força e alongamento ao mesmo tempo, provocando a extensão excessiva dos sarcômeros causando os danos. Achei interessante porque relatou as consequências da prática dos exercícios físicos de maneira inadequada, que ultrapassam a nossa limitação e os devidos tipos de lesões que podem nos acometer.
|
|
kelve
New Member
Posts: 40
|
Post by kelve on Sept 11, 2015 12:37:08 GMT -3
11/09/2015 Análise da qualidade da água de poços e nascentes em propriedades rurais
Artigo escrito por Raquel Pereira Almeida O artigo é sobre um estudo que foi realizado no estado de Rondônia, para se chegar a conclusão que todos os poços e nascentes que foram analisados nas propriedades rurais estavam contaminados com coliformes totais, coliformes termotolerantes e bactérias heterotróficas e o período que foi realizada a coleta da água para se fazer a análise foi um período chuvoso pois com a chuva a água escoada superficialmente se torna a principal forma para a mudança microbiológica da água e na maioria das propriedades essa contaminação aumenta devido as áreas de criação se encontrarem bem próximas de riachos e fazendas, com isso os dejetos mistura-se com água que abastecem os poços, contaminando assim a água que vai para as residências.
|
|
|
Post by Roger Gama on Sept 11, 2015 15:33:44 GMT -3
11-09-15
Titulo: Atuação dos esteroides anabolizantes na regeneração musculoesquelética
Autores:Tavares, F. A. G, Suffredini, T. S, Oliveira, C. C. E. S, et al.
O Artigo possibilita conhecer o que é um esteroide anabolizante; efeito anabólico ou anabolismo; regeneração muscular; o que é uma lesão muscular e seus tipos; as principais causas que levam a uma lesão e a epidemiologia do consumo dos esteroides anabolizantes na contemporaneidade; e também casos em que foram usados cobaias para experimentação.
Os Efeitos são muito importantes para a medicina, quando uma pessoa realmente necessita desse tipo de droga. No entanto, atletas tem usado esteroides anabolizantes sem orientação médica, o que tem gerado um problema na saúde publica, pois os efeitos colaterais são grandes e trazem consequências para o organismo humano como: acne, agressividade, hipertensão, aumento do colesterol,impotência sexual, insônia e câncer.
Conclui que o uso de substâncias para possibilitar o controle do metabolismo quando não se possui uma enfermidade, depende principalmente de um pensamento dominante nas pessoas, que é o de ter um "corpo perfeito". O problema é que muitos tendem ao exagero, esquecendo que o importante é termos um equilíbrio (cada um o seu).
|
|
Kevilin de Almeida Ribeiro
Guest
|
Post by Kevilin de Almeida Ribeiro on Sept 11, 2015 15:40:44 GMT -3
Patologias Respiratórias
escrito por : Maria Elisabeth Lopes Moreira e José Maria de Andrade Lopes
A maioria dos casos de doenças respiratórias em recém nascidos são a principal causa de internação.O sistema respiratório de um recém nascido não estará completo até que se tenha uma superfície de troca gasosa suficiente e uma vasculatura capaz de transportar o CO2 e o O2 pelos pulmões. Devemos observar no recém nascido se ele tem desvios de traquéia , enfisemas ,atividade precordial ,abdome, palpar pulsos, entre outras coisas. Alguns exames laboratoriais : ventilação - o movimento de CO2 do sangue para o alvéolo é dependente da ventilação alveolar - produto do volume alveolar pela freqüência respiratória; estado ácido-básico - o pH arterial é determinado basicamente pela pressão arterial CO2 , ácido láctico produzido pelo metabolismo anaeróbio e pela (quantidade de bicarbonato no sangue). A doença de membrana hialina pode levar o bebê a ter uma insuficiência respiratória e chegar ao óbito .Outro fator que influencia a gravidade é o número de alvéolos funcionais que determinarão a superfície disponível para as trocas gasosas, o que depende da idade gestacional. Estudos afirmam que filhos de mulheres diabéticas e os bebês nascidos de cesáreas são os mais afetados. Alguns dos diagnósticos são : pneumonia bacteriana; Doença de Membrana Hialina - piora progressiva, mais grave, volume pulmonar pequeno, necessidades crescentes de oxigênio, etc. Fatores que podem ser a causa desses problemas :Gravidez pós-termo, pré-eclâmpsia e eclâmpsia, mãe fumante. Por isso devemos ter acompanhamento médico ,fazer todos exames necessários, ter um médico de confiança . Pois muitas vezes na hora do parto pode ocorrer algum problema , a maioria desses casos ocorre porque a criança demora a nascer, ou porque ela nasce prematura, então acaba que a criança é mais frágil então ela esta exposta a um risco maior.
|
|
|
Post by edivania on Sept 11, 2015 19:08:49 GMT -3
11/09 O artigo que escolhi foi escrito por: Marinésia A Prado-Palos, Silvia RMS Canini, Elucir Gir Acidentes com material biológico ocorridos com profissionais de laboratórios de análises clínicas
O artigo relata os acidentes que podem acontecer com o uso incorreto das EPI dentro de um laboratório, os profissionais de saúde que não trabalha com o material de segurança correto pode colocar sua vida em risco, podendo causar doenças agudas, crônicas ou ate mesmo levar a morte. Estudos desenvolvidos em laboratórios de análises clínicas de hospitais de ensino de Goiânia realizou entrevistas individuais para identificar as principais causas de acidentes envolvendo os profissionais, e alguns se recusaram a dar entrevista. A prevenção primária nos oferece o melhor e mais seguro método para reduzir infecções causadas por patógenos veinculados pelo sangue. As principais causas atribuídas à ocorrência de acidentes foram o uso inadequado ou a falta de equipamento de proteção individual,dentro de um laboratório temos que usar todos os equipamentos seguros,mascaras,luvas jalecos,aventais e protetores oculares,muitos provocam acidentes por ter confiança de mais em si próprio.
|
|
vilma
New Member
Posts: 10
|
Post by vilma on Sept 11, 2015 19:54:04 GMT -3
Artigo do Resumo da Febre Amarela Pedro Fernando Da Costa Vasconcelos A febre amarela é uma doença infecciosa não contagiosa, sendo transmitida ao homem mediante a picada de insetos hematófagos, em especial dos gêneros Aedes.A resposta à infecção amarílica revela-se ampla e variável. A febre amarela pode ser definida como uma doença infecciosa viral aguda de curta duração cuja gravidade varia, podendo ocorrer sob formas oligossintomáticas, até formas fulminantes, em que os sintomas clássicos de icterícia, albuminúria e hemorragias estão presentes. Mas também causa infecções assintomáticas ou sub-clínicas que, junto com as formas leves da doença, somente são surpreendidas pelos exames laboratoriais específicos . O período de incubação médio é de 3 a 6 dias mas pode ser de até 10 dias. O diagnóstico definitivo da febre amarela pode ser feito utilizando-se métodos virológicos, identificação de antígenos virais e do RNA viral 25 e métodos sorológicos - dosagem de anticorpos específicos pelo método de IgM-ELISA que captura anticorpos IgM em ensaio enzimático ou conversão sorológica em testes de inibição da hemaglutinação.Não há medicamento específico para o tratamento da doença. Portanto, a medicação a ser prescrita depende das manifestações clínicas, mas é comum o uso de analgésicos e antitérmicos nas doses indicadas para o peso e a idade.Entretanto, o uso de medicamentos que contenham em sua fórmula o ácido acetil-salicílico ou seus derivados pois eles podem agravar os fenômenos hemorrágicos,ser prescrito anti-emético para controlar os vômitos e prevenir os sangramento gástricos, uma das complicações da febre amarela.
|
|